9.7.13

E porque não ?


Em uma de minhas andanças no mundo blogueiro me deparei com a volta da Am, do Vinte e Poucos. Ela ficou um tempo sem dar sinal no blog, estava naquele momento de mudanças que quase todos os blogueiros passam. "Mas Cris o que tem de tão especial nessa mudança dela?" 

Pois bem, Am voltou bem diferente sim. Nesse tempo que ficou afastada do blog se converteu ao Islamismo, sim aquela religião que as mulheres usam a burca. Ela ficou receosa com a reação dos seus leitores, um dos motivos de ter demorado tanto para voltar. Entendo o seu lado, afinal de contas, não é uma religião tradicional no nosso país, que é praticamente 100 % católico. 

Quando era mais nova também tinha receio de falar minha religião, budismo, justamente por causa do preconceito e julgamento das pessoas. Ouvi diversas coisas como por exemplo, "isso é coisa do Diabo", "você não é de Deus" e muitas outras. O preconceito era, e em alguns casos é, que mães de amigas minhas não deixavam elas andarem comigo. Mas enfim, faz parte da ignorânica do ser humano, ou melhor, da resistência que existe ao 'novo'. 


Dou os parabéns a Am por ter tido a coragem de assumir sua religião, pois acredito que seja muito mais complicado porque até o jeito de vestir é diferente. Ou seja, o preconceito já começa no externo, pois a pessoa pode nem conhecer a religião mas só de ver o modo de vestir já julga. É o pre-conceito né?! 

6 comentários:

  1. legal da parte dela mesmo, tem q ter coragem e muita conversão pra não se abalar. So achei o ~quase 100% católico~ exagerado, pq segundo o IBGE são apenas 65% :)

    enfim, parabéns pra amanda e pra vc por terem vencido o preconceito ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que para ela ter assumido é porque acredita fervorosamente. Coloquei quase 100% católico, mais pela força que tem e não estatisticamente, mas obrigada pela informação, não sabia.

      Obrigaaada e volte sempre tá?
      beijo

      Excluir
  2. Oi, Cristina, fiquei muito feliz com a volta da Am e as novidades oriundas da temporada em 'off' :)
    Como você disse, são os pré-conceitos que fazem nossa sociedade/cultura julgar determinados grupos de maneira diferente por não usarem a mesma roupa, falarem o mesmo idioma ou terem a mesma religião, e isso é uma chateação...
    Eu já sofri diversos ataques por não pensar da maneira que querem que eu pense, por ser Feminista, por não comer carne, por não frequentar a mesma igreja que a família e por não me vestir da maneira que a sociedade julga ser certa, a sociedade brasileira se diz tão, tão 'aberta' mas na realidade possui uma mente muito fechada, eu faço o que posso, tento mostrar que alguns pré-conceitos e ideias que vejo os amigos reproduzindo não são certas como os pré-conceitos relacionados ao Islamismo - e o pior é ver gente que nunca leu um texto sério sobre o Islã dizendo asneiras - mas nunca impondo a minha opinião como a verdadeira, quem sou eu para dizer o que é certo e errado?!

    Beigos,
    Maura - Blog da /mauraparvatis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, a sociedade brasileira é muito fechada. Podemos ver isso pela forma como os próprios brasileiros se tratam, a diferença gritante que existe no nosso país. Mas é a falta de um povo instruído que faz isso acontecer. Tenho diversos tipos de amigos, desde envagélicos a seguidores de umbanda, pessoas de pele albina a negros dos olhos claros. Opções sexuais variadas, machistas e feministas, e por ai vai. Se tem uma coisa que mais me orgulho no budismo é fato de acima de tudo respeitar as outras religiões, crenças, cores.. independente disso todos somos humanos e é assim que tem que ser.

      Obrigada pelo comentário Maura, volte quando quiser.
      Beijo

      Excluir
  3. Cada um com a sua Fé, e tenho certeza que os leitores não irão abandonar-las eu acho que ela ser tipo uma blogueira tão conhecida quanto a Bruna Vieira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que se gostam mesmo dela não irão abandoná-la mesmo.

      Volte sempre.
      :)

      Excluir

Olá!
Sua opinião é sempre bem vinda! Só não vale:
- Comentários preconceituosos;
- Apologia á violência;
- E desrespeito.
Críticas são sempre bem vindas, seja construtiva ou não.