1.10.13

Estereótipos da sociedade


Esses dias estava assistindo Amor a Vida e um assunto me chamou a atenção. O preconceito com as gordinhas. Na novela está sendo mostrado claramente o que as pessoas acham de um cara namorar uma gordinha. Para eles as gordinhas são apenas pra 'pegar", "ficar" e mais nada, ou seja um ser descartável. aquilo me fez pensar em uma frase da música Eu Não Sei Na Verdade Quem Eu Sou  do grupo O Teatro Mágico "Porque a gente é desse jeito criando conceito pra tudo que restou?"

A sociedade tem se ligado tanto nos bens materiais e nas coisas superficiais, como a beleza da mulher, que criou o padrão da mulher perfeita, magra (ou seria magrela). Se não for desse jeito não serve, mas isso todos estão cansados de saber. Porém a sociedade impõem, mas cabe a nós aceitarmos ou não. O preconceito existe em qualquer situação, se não for em relação as mulheres gordinhas é pela cor de pela, classe social e por ai vai. 

Agora, é sério, falando descaradamente. Isso é ridículo, a menina não serve porque é gorda? Porque é negra? O brasileiro se diz contra o preconceito mas é o ser mais preconceituoso que conheço, só não mostra. O americano pelo menos mostra que é preconceituoso sim, ele pelo menos assume. Isso não os deixa impune de culpa, mas faz deles superiores, mais sinceros NESSE ponto. 

Enfim, acho que se queremos uma sociedade que compreenda todos os tipos de pessoas, seja elas gordas, magras, negras, brancas, homossexuais, hetero.. enfim.. temos que aprender a respeitar e a nos respeitar antes de tudo. Se todos somos iguais perante "Deus" ou a justiça, porque a sociedade tem que rotular todos? 

9 comentários:

  1. Concordo plenamente, a sociedade julga as pessoas pelo que ela têm, pelo que ela é, mas para julgar precisa saber mais da pessoa para aí sim, comentarem algo á respeito.

    papodemeninasaer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A sociedade prega "menina bonita tem que ser magra" e as pessoas que não conseguem chegar nisso acabam se deprimindo cada vez mais. Esse preconceito só mostra como muitas pessoas se contradizem. Por exemplo, na minha escola, eles "trabalham" com a igualdade social, são os primeiros a pregar isso lá dentro e os últimos a agirem como tal. A questão é que cada vez mais mulheres, que tentam correr atrás de um "padrão de beleza", acabam entrando em depressão e tendo até distúrbios alimentares. Esses "padrões" não deviam ser ouvidos. Cada um é bonito como é. A beleza é relativa. E auto estima é super importante, assim como auto confiança. Adorei ver você falando sobre o assunto, rs

    Beijos :)
    Senhorita Juventude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo que disse Ana. Infelizmente com essa atitude da sociedade quem mais sofre são os que se sentem inferiores a isso.
      Obrigada! Gosto de falar desse tipo de assunto !

      Beijo

      Excluir
  3. super concordo, a sociedade em si julga as pessoas eu por causa desse julgamento tire anorexia e sofri muito bullying. Depois de um tempo que eu tava muito mal que eu percebi que nada daquilo importava.
    amei o texto.
    http://mundorealdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que saiu dessa, porque quem sofre é você. A sociedade continua a mesma e não vê as consequências de suas atitudes.
      Obrigada por compartilhar sua experiência Jessica!!

      Excluir
  4. As pessoas tem mania de julgar os outros pelo que vê. Eu não sou magra e confesso que tentar emagrecer para mim nunca dá certo. E quando consigo sempre engordo de novo. Eu era bem magra quando era mais nova, mas agora não sou mais e muito gente fica enchendo o saco por causa disso, que preciso emagrecer e tal. Dá vontade de dizer para a pessoa olhar para si e procurar defeitos nela e não nos outros!

    http://my-little-candy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou da opinião de não ligar para o que os outros dizem. E vivo muito bem com isso. Acho que se você quiser emagrecer que seja por saúde e não porque o povo quer sabe. Mas se está bem com o seu peso e saudável, melhor ainda !

      beijo

      Excluir
  5. Sociedade julga as gordinhas como se elas tivessem uma doença '-'

    http://i-needtofeel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é sempre bem vinda! Só não vale:
- Comentários preconceituosos;
- Apologia á violência;
- E desrespeito.
Críticas são sempre bem vindas, seja construtiva ou não.