10.9.13

Reflexão: Cordialidade


Esse feriado fui para Ouro Preto, como havia comentado neste post aqui, e visitando a cidade e matando a saudade de alguns lugares aconteceu uma coisa que me fez pensar. Estava eu e o namorado visitando um dos pontos turísticos da cidade, a Praça Tiradentes, e de muitas fotos que tiramos estávamos tentando tirar uma nossa, nós mesmos. Mas sabe como é, casal tentando tirar foto de si mesmo e com celular ainda fica beeem difícil, foi quando uma moça, muito simpática por sinal, veio e perguntou se queríamos que tirasse a foto pra gente, aceitamos e ficou muito boa por sinal. 

A questão toda é: gentileza está em falta. Sério, estamos tão acostumados com a correria, a falta de gentileza, de atenção no dia a dia que nem nos damos conta que isso faz a diferença. Quantas vezes você ajudou um idoso a subir no ônibus? Ou a carregar suas compras? Já parou pra pensar quantas vezes você foi prestativo dando informação de caminho para alguém? E o bom dia ? 

Quando falam conosco que as pequenas coisas é que fazem a diferença, na maioria das vezes não damos a devida atenção, até que você encontra alguém que tem o costume de fazer essas coisas e acaba caindo em si. Ser prestativo, gentil, educado, etc não é sinônimo de ser idiota como alguns acreditam. É a política da boa vizinhança, a tal da educação e cordialidade que esquecemos de colocar em prática no dia a dia. 

Se todos observassem só um pouco suas atitudes, talvez as coisas começassem a mudar. Só por curiosidade a moça era carioca e mais uma vez ficou provado como o carioca é amistoso. Não sei se é porque tenho convivido muito com eles (família do namorado e ele, são cariocas), mas reparem como eles bastante receptivos. 

5 comentários:

  1. Ah não só pela questão da região, mas a própria família é base da educação, cordialidade e boas maneiras.

    Beijos.
    manuellamontesanto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, isso vem de educação mas as vezes acaba se perdendo com o tempo.

      beijo flor

      Excluir
  2. olá adorei seu blog
    seguindo flor
    beijos
    www.super-hermosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. é, a educação está em falta nos dias de hoje, principalmente nas grandes cidades, todos se ignoram, é preciso mais cordialidade! concordo muuito contigo flor! :}
    beeeeijos,
    http://diariodeumuniversoparalelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é sempre bem vinda! Só não vale:
- Comentários preconceituosos;
- Apologia á violência;
- E desrespeito.
Críticas são sempre bem vindas, seja construtiva ou não.