17.9.13

Educação: Cursos técnicos


Quando estamos no ensino médio ficamos entre mil escolhas de cursos de graduação para fazer né? Eu mesma comecei falando em psicologia, formei e fiz vestibular para Engenharia Química, passei mais não fiz e acabei fazendo Tecnólogo em Recursos Humanos. Tudo a ver né? Sem contar que no meio de tudo isso cogitei fazer Jornalismo (indecisão em pessoa). Mas no final parei em RH mesmo, formei no final do ano passado. Essa indecisão é normal, afinal estamos decidindo o nosso futuro.

Por isso, uma dica que dou é procurar fazer algum curso técnico em uma área que você se identifica mais ou acha que poderá ter sucesso. Na época não tive essa oportunidade e nem sabedoria pra fazer isso, teria me ajudado muito mais a decidir. Hoje as opções são imensas, e os cursos técnicos estão cada vez mais em alta, sem contar os programas que o governo abriu como Sisutec e Pronatec. Separei alguns cursos técnicos que estão em alta atualmente.

Técnico em Segurança do Trabalho

O técnico de segurança do trabalho atua em todos os setores industriais. Ele é um importante profissional, atuando principal na prevenção de acidentes. Além disso, ele é o responsável por informar o empregador e os trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho, promovendo campanhas, cursos e outros eventos de divulgação das normas de segurança e saúde no trabalho, como também ações de prevenção ao meio ambiente.

Além de executar inspeções, recomendações e, quando necessário, auditorias técnicas, este profissional deve realizar estudos, avaliações e inspeções das condições de trabalho, quanto aos aspectos de segurança, meio ambiente e saúde. O técnico de segurança no trabalho também ministra treinamento teórico e prático sobre segurança, com o objetivo de manter os trabalhadores informados e treinados sobre os riscos, normas e procedimentos aplicáveis. A capacidade de liderança e boa comunicação estão entre as características principais deste profissional.

Técnico em Meio Ambiente

Os técnicos dessa área podem inspecionar a forma como são realizados o armazenamento e a manipulação de produtos tóxicos e processos de disposição de resíduos industriais e de tratamento de águas. Também podem trabalhar em cidades, fazendas, parques e reservas naturais. Faz parte de suas atribuições coordenar pesquisas de campo para coletar dados e amostras de águas e solos. Após essas atividades, realizam testes biológicos, microbiológicos, bioquímicos e análises laboratoriais de efluentes. A etapa seguinte é, com base no resultado dos testes e análises, preparar relatórios e laudos técnicos.

Técnico em Petroquímica 

Não é apenas em indústrias e empresas petroquímicas que o profissional formado em Petroquímica pode atuar. Estações de tratamento de água e de efluentes das indústrias e laboratórios de ensaios, calibração e controle de qualidade de derivados de petróleo também são possibilidades de atuação para este profissional. No curso técnico, disciplinas como química, gestão ambiental e tecnologias de processos de refino dividem o currículo com logística e operações de máquinas e equipamentos da indústria.

Este profissional pode atuar na operação, monitoramento e controle de processos petroquímicos e sistemas de utilidades, atuando com responsabilidade ambiental e respeitando normas relativas à segurança e meio-ambiente. Também tem como atribuição a realização de análises químicas dos produtos, garantindo sua qualidade e alinhamento com as exigência de mercado.

Técnico em Edificações

Em parceria com engenheiros civis, eletricistas e agrimensores, este profissional desenvolve atividades como levantamento topográfico, elaboração de planilhas de orçamento e controle da obra, bem como supervisiona a execução de obras, providenciando suprimentos e serviços necessários para o andamento dos trabalhos. Pode ainda desenvolver e elaborar projetos, seguindo normas e especificações técnicas e encaminhando projetos para a aprovação dos órgãos competentes.

Os técnicos em construção civil podem, também, atuar na construção de grandes estruturas metálicas da crescente indústria naval, como também no segmento industrial do petróleo e gás, sempre realizando os serviços de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho, para evitar acidentes e garantir a qualidade dos serviços executados.

Para ser um técnico em construção civil (edificações ou estradas) é necessário fazer um curso técnico, seja em edificações ou em outras modalidades da construção civil. Fique atento, pois os cursos deverão ser feitos em instituições de formação profissional e escolas técnicas que tenham registro no CREA.

Concluindo..

Enfim pessoal, é importante começar por algum lugar e o curso técnico é uma boa, pois além de você ter uma profissão e um emprego, você descobre o que realmente gosta. Apesar de ter formado em RH eu irei fazer o de Petroquímica, porque química é minha paixão, mas só descobri depois. E ai, ficou interessado em algum? Me conte qual aqui nos comentários !

6 comentários:

  1. Meu primeiro emprego foi por conta do meu técnico em Logística. Eu indico e muito, é uma forma de amadurecimento para o mercado de trabalho! AMei o blog, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Thais, o técnico já te dá uma visão muito boa do que fazer e do mercado de trabalho né.
      Volte sempre flor.

      Excluir
  2. Obrigada Manyelly, vou visitar o seu !
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Gostei de Segurança do Trabalho. Realmente um curso técnico é muito importante para um futuro profissional, mas eu não faço nenhum.
    Jéssica
    donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho amigos que são técnicos em segurança do trabalho e amam. Se gostou arrisca se puder !

      Excluir
  4. Eu acho que a melhor coisa é fazer técnico antes de escolher qualquer curso na facul.
    Sou técnica em edificações, e não me arrependo em ter feito o curso, pois comecei a estagiar logo no segundo mês em que estava estudando e até hoje trabalho na área.
    Boa sorte no seu técnico em petroquímica.

    bjOos

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é sempre bem vinda! Só não vale:
- Comentários preconceituosos;
- Apologia á violência;
- E desrespeito.
Críticas são sempre bem vindas, seja construtiva ou não.